Our Charter

A nossa luta para a independência, foi um marco que simboliza a coexistência multi-étnica e multicultural do nosso povo, onde as nossas diferenças serviram de motivo de união e complementaridade em torno de conquista da nossa liberdade e auto determinação enquanto um povo.

Este facto permitiu afirmar a nossa nacionalidade guineense, possibilitou o reconhecimento da nossa identidade nacional no fórum internacional. Essa união da heterogeneidade foi factor decisivo para muitos sucessos que o país conseguiu ao longo da sua história.

Porém, durante um determinado período recente da nossa caminhada, mais precisamente com o advento da democracia, este elemento aglutinador sentiu-se e sente-se ainda ameaçada, com algumas actitudes e práticas nefastas por parte de alguns cidadãos.

Durante a democracia podemos assistir a utilização de factor de identidade étnica como engodo para angariação de votos e a utilização deste factor ainda como a justificação de alguns actos mal conseguidos durante a governação ou do nosso comportamento.

Ora, diante destes sinais perturbadores que poderão minar a unidade nacional, a mais robusta conquista do nosso povo, sentimos, na qualidade de jovens e futuros do amanhã, que devemos arregaçar as mangas e tentar manter intacta esta unidade étnica e consequentemente a nossa identidade.

Para dar corpo a esta iniciativa, juntou-se um grupo de jovens movidos por sentimento acima descrito e criaram no dia ___. A AGUILCORT(…..)

A criação deste brilhante sol que visa iluminar o caminho dos Guineenses para que pautem os seus comportamentos e actitudes nas melhores práticas de convivência humana, sob o manto sagrado que é nossa união. Devendo manter sempre viva o espírito da Guineensidade, a razão e o fundamento da criação desta associação.

A verdade deste belíssimo barco assenta na tentativa de conduzir os cidadãos guineenses a um bom porto. O que significa a união de todos os Guineenses, sem qualquer preconceito tribal ou étnico.

AGUILCORT surgiu para contribuir na reactivação dos bons valores culturais e na sensibilização dos grupos étnicos pela sua prática, pois parecem estar-se a perder paulatinamente no país. Também revela-se importante realinhar a apreciação e o gosto pela nossa linha multicultural, nomeadamente as nossas músicas, definidas como de vários estilos, como são: o Gumbé, Tina, Sicô, Nhanero, Cunderé, Balafón, Broska etc. porque esses valores e rituais que estão a perder podem correr risco de não serem conhecidos pelos nossos filhos, se nada fizermos para os conservar.

Muitos falam das etnias como elemento de separação, sem se lembrarem que estas constituem o factor de riqueza e de vantagem comparativa, pois são elas que nos identifica como guineenses da mesma caminhada e do mesmo destino ou determinam o nome com que libertamos a nossa querida pátria, portanto, não devemos perder este valor entre nós;

Falar de Balanta, Papeis, Fula, Mancanha, Mandinga; Manjaco sim, mas apenas para permitir conhecer as nossas raízes, sem o qual não compreendemos a razão da nossa junção no mesmo espaço territorial chamada a Guiné-Bissau e por que sentimos guineenses. Nunca devemos lançar mão de factor étnico para dividir ou para semear conflito entre guineenses.

Se em conjunto contribuirmos para erradicação do racismo e tribalismo no nosso país; o que quer dizer é preciso lutar para unirmos em torno da guinendade, teremos o futuro da nossa terra garantida.

É movido desta vontade que estamos aqui perante o país para anunciar a nossa dedicação por esta causa de enorme virtude para a coesão nacional, elemento sem o qual é de todo impossível qualquer iniciativa conducente ao desenvolvimento.

O AGUILCORT está ciente das dificuldades conjunturais do país assim como as adversidades de iniciativas deste género, porém, a nobreza da causa impulsiona a nossa firmeza na luta para atingir os resultados a que propomos.

É verdade que a caminhada não será fácil, por isso lançamos desde já repto aos eventuais parceiros e pessoas que comungam desta ideia a contribuírem na medida das suas possibilidades e disponibilidade de forma a tornar possível este sonho que cada dia toma o corpo da realidade.

Objectivo Global/geral
Educacao,
Saude,
Agro-pecuaria e habicao social.

Objectivo Especifico de AGUILCORT 01-contribuir para desenvolver as manifestações culturais do nosso povo, respeitar e fazer respeitar os usos costumes e tradições da nossa terra, desde que não sejam contra a dignidade humana, contra o respeito que devemos ter para cada homem e mulher desta terra.

02- Apoiar as manifestações de arte (musica, danças, pinturas e escultura), fazer competições artísticas, criar e promover grupos de dança, de canto e de teatro, fazer colecções de obra de arte e recolher textos de lendas e de histórias contadas pelo povo, combater todos os sinais de sectarismo (mania de separação) prejudicais ao povo, todas as manifestações de tribalismo, de descriminação étnica ou religiosa.

03-Dar atenção especial as crianças no processo de desenvolvimento das suas personalidades e protege-las contra todas as formas de abuso.

04- Defender os direitos das mulheres.

05- Lutar contra a violência, os aspectos negativos e prejudiciais, resultantes da nossa crença e tradição, convencer a pouco e pouco que o homem é a força mais poderosa da natureza;

Estamos convictos que o país só poderá merecer atenção daqueles que o querem apoiar se conseguirmos a estabilidade em torno da unidade nacional. Ora isso só se consegue com a vontade e empenho de todos nós, por isso estamos certos de podermos contar com a contribuição de todos neste projecto que hoje veio a estampa.

Para terminar gostaríamos de ver acarinhado e apropriado esta iniciativa por toda população guineense, mas muito em particular pelo estado, através de apoios, parcerias e incentivos que pode atribuir a esta organização nacional virado exclusivamente ao fomento da unidade e coesão nacional.

Obrigado pela presença de todos e um bem-haja, porque o país está acima dos interesses individuais.